sexta-feira, 11 de março de 2011

Poupança ou Tesouro Direto ?

Sabemos que seus OBJETIVOS vão dar FORÇA e VIDA à você no sentido de trabalhar com planejamento, controle, austeridade e disciplina incansavelmente. Seguindo a metodologia, além de você melhorar a qualidade dos produtos que compra e poder freqüentar os melhores restaurantes, etc..., certamente, conseguirá iniciar e acumular capital, daí a importância em saber onde investir.

Como a maioria das pessoas são conservadoras e, por uma questão também cultural, aplicam sempre na caderneta de poupança. E como sabemos que sem poupança não há investimento e que o dinheiro está o tempo todo em circulação e que vai para algum lugar (vai para o bolso de alguém), reforço que nesse momento se dá a transferência de renda. Portanto, essa é a importância de saber comprar e cortar gastos, mas NÃO cortar investimentos. Se sobrou... poupe!!!, ou seja, invista.

Outra alternativa viável seria investirmos no Tesouro Direto, as taxas são mais atraentes do que a poupança. A Caderneta de poupança rende 7,5% a.a, e no caso do Tesouro direto, que está indexado a Taxa Selic, rende 10,5% a.a. e remunera vários títulos públicos.

Em 12 meses cada $ 10.000,00 investidos na poupança resultaria em $ 10.750,00. A mesma quantia em títulos públicos indexados a Selic, poderá acumular $ 11.066,00 no mesmo período.

Os títulos públicos possuem a finalidade de captar recursos para financiamento da dívida pública, bem como financiar atividades do Governo Federal, construir estradas, pontes, etc...

Com o valor mínimo de $ 100,00 a pessoa física já pode iniciar uma aplicação sem sair de casa, todas as transações podem ser feita pela internet e você mesmo gerencia seus investimentos que podem ser de curto, médio e longo prazo.

A rentabilidade e a liquidez são quase imediata. Seus títulos poderão ser resgatados antes do vencimento pelo seu valor de mercado, uma vez que o Tesouro Nacional garante a recompra de seu título todas as quartas-feiras, dessa forma os títulos são considerados pelo mercado financeiro de baixíssimo risco. As taxas de administração também são baixas e o imposto de renda será cobrado no momento da venda ou vencimento do título.

Acesse tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto e compre papéis do governo federal. Para isso você precisa se cadastrar nesse mesmo site e passar a ter um agente de custódia, pode ser o próprio banco em que você opera ou corretoras habilitadas. Pós cadastro você terá uma senha para navegar e administrar seus investimentos. Os débitos e créditos serão realizados diretamente na sua conta corrente através do seu agente de custódia.

Um comentário:

  1. Olá Manoel,
    Muito boa essa comparação!
    É uma ferramenta para aqueles que gostam de analisar os ambientes financeiros e fazer relações entre risco e retorno.
    Um grande abraço, meu amigo!

    Giovanni

    ResponderExcluir